QUEM SOU EU?


CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO

Vamos verificar agora quais são as características do seu comportamento . assinale na coluna indicada ao lado da palavra soma, o total de itens que você for escolher em cada uma das características já citadas.
Agora que você possui os dois totais veja, no cruzamento das duas linhas. horizontal  A  e vertical  B o estilo de negociação que corresponde às suas
características comportamentais.

Exercício de auto-percepção de estilo de negociação









Abaixo estão listadas várias características de dois tipos de comportamentos dominante e condescendente. em cada linha existe duas características. separadamente, leia cada uma e escolha apenas um, de modo que ao final você tenha assinalado um total de 10
características do comportamento  “A”











A - Dominante
B - Condecendente(Obediente)

(   )Toma iniciativa        
 (   )ou Espera  ser solicitado      
(   )Inquieto [falado]      
 (   )ou Quieto    



(   )Comunica-se com rapidez
(   )Ou Comunica-se  com ponderação 
(   )Gosta de ser desafiado     
(   )ou Encorajador 



(   )Direto     
(   )ou Sutil                



(   )Faz afirmações                       
(   )ou Faz perguntas    



(   )Aparenta confianca    
(   )ou Reativo          



(   )Decisões rápidas
(   ) ou Decisões analisadas   



(   )Sentido de urgência    
 (   )ou Sentido de paciência    




Na escala de 0 a 10, assinale  o total da soma  A (   )

Abaixo estão listadas várias características de dois tipos de comportamentos
 informal e formal. em cada linha existem duas características, separadamente,
escolha apenas uma característica, de modo que no final você tenha assinalado um total de 10 característica considerando os dois tipos de comportamentos
características do comportamento  “B"
A- Informal

B - Formal


(   )espontâneo      

(   )ou auto controlado    


(   )impulsivo       

(   )ou auto disciplinado     


(   )expressa sentimentos    

(   )ou oculta sentimentos    


(   )brincalhão                  

(   )ou retraído                  


(   )Parece sensível          

(   )ou ou parece insensível    


(   )Orientado para o relacionamento
(   )ou orientado para resultados          
(   )Entusiasmado          

(   )ou tranquilo       


(   )Orientado para o macro   

(   )ou orientado para resultados          
(   )Improvisador   

(   )ou organizado        


(   )Aproxima-se           

(   )ou mantém distância    





     
 Agora a soma total de B (   )  




Compare o resultado abaixo e se descubra

ESQUEMA COMPARATIVO DAS CARACTERÍSTICAS DOS ESTILOS DE

PERSONALIDADE


Catalisador

motivação : Idéias
confiança : + clareza
                   -credibilidade

10

 

I

N

F
O
R
M
A
L
Apoiador

motivação: Relacionamento
confiança : + receptividade
                    -  coerência
             +                    é visto                   -
             +                    é visto                   -
criativo empreendedor, persuasivo , entusiasmado, estimulante.
superficial, exclusividade impulsivo, incosntante, difícil de crer
amável, compreensivo, joga para o time, bom ouvinte, prestativo
perde tempo fingido evita conflito, é levado naconversa ineficiente
para obter apoio : usa habilidades sociais; usa idéias novas; persuade
Sob tensão: fala alto e rápido; agita-se e explode

para obter apoio: faz amizades,trabalha para o grupo busca harmonia
sob tensão: finge concordar sabota não se manisfesta
valoriza: cumprimentos recebidos; reconhecimento.
Precisa aprender: auto-disciplina emoderação
valoriza: atenção que recebe ser aceito pelas pessoas
precisa aprender: auto-determinação
e fixar metas
0                            DOMINANTE                           5                               CONDESCENDENTE                10
Controlador

motivação: Resultados
confiança:  + coerência
                  - receptividade

0



F

O
R
M
A
L
Analítico

motivação: Procedimentos
confiança;      + credibilidade
                       -  clareza

             +                    é visto                   -
             +                    é visto                   -
decidido, eficiente rápido,
objetivo, assume riscos
Exigente, crítico, impaciente, insensível, “mandão”
sério organizado, paciente cuidadoso controlado.
indeciso meticuloso teimoso perfeccionista procrastinado
para obter apoio: confia na eficiência, em trabalho feito a tempo e ahora
sob tensão: ameaça impõe e torna-se tirânic.

para obter apoio: manter-se a par do que acontece, conheçe o trabalho, especializa-se
sob tensão: cala-se retira-se ou evita conflito
Valoriza: resultados cumprimentos de metas
Prcisa aprender: humildade e escutar os outros
valoriza: segurança, maior garantia
precisa aprender: tomar decisòes mais rápidas. arriscar mais.
                                                                    0
No processo do relacionamento interpessoal cada um de nós deve mostrar os pontos positivos do seu estilo, cuidando para que asfraquezas não apareçam tanto.
Todos nós temos características dos quatro estilos embora com predominância maior de um deles, conhecer o estilo do outro negociadoré fundamental,pois estaremos preparados para fornecer umaargumentação adequada para um relacionamento ser assertiva e eficaz.



Pense em sua vida